segunda-feira, 7 de junho de 2010

Descrição de actividades

No meu blogue «http://asferramentasdigitais.blospot.com», coloquei diversos materiais e instrumentos de avaliação que considero pertinentes e de grande aplicabilidade na aula de Língua Portuguesa , a nível do terceiro ciclo de escolaridade.
Assim, sendo o «Texto Poético» uma unidade abordada no oitavo ano de escolaridade, coloquei um vídeo sobre a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen que poderá servir de motivação para o estudo da poesia.
De seguida, elaborei no programa Scribd uma ficha de trabalho sobre o poema «Cidade» desta poetisa, levando os alunos à exploração e análise do poema.
Elaborei também um Guião de Leitura Orientada sobre o livro «O Cavaleiro da Dinamarca» que poderá auxiliar os alunos na consolidação de conhecimentos relativos a esta obra.
No âmbito da abordagem do «Texto utilitário, jornalístico», coloquei um power-point elaborado por alunos do oitavo ano sobre a notícia, a entrevista e o texto publicitário. Este power-point poderá constituir um ponto de partida para a análise e o estudo das características de cada um destes tipos de texto. Elaborei também um mapa (Bubbl.us) alusivo a esta temática.
Estas actividades foram implementadas, tendo sido estratégias positivas de abordagem destes conteúdos. Os alunos aderiram bem e mostraram-se mais motivados para a aprendizagem destes conceitos.

Descrição da actividade -Ficha de trabalho sobre o poema «Cidade» de Sophia de Mello Breyner
-Guião de leitura sobre «O Cavaleiro da Dinamarca»
-Visionamento do power-point sobre o «Texto Utilitário»
-Mapa de ideias sobre o texto jornalístico;
Conteúdos de Língua Portuguesa - o texto poético, o texto narrativo, o texto jornalístico, a expressão escrita;
Recursos - computador, acesso à Internet, scribd, calaméo, bubbl.us;
Competências digitais - literacia tecnológica, manuseamento do rato.

Sem comentários: